Olá caros leitores do blog.
Nos dias 2 e 3 do agosto, foi realizado o 2o torneio Regional Sudeste de Badminton, e gostaria de começar a esta matéria frisando uma coisa: Este torneio marcou a volta de inúmeros jogadores de Badminton.
Para aqueles que acompanham o esporte a tempos, foi uma grande surpresa ver quantos atletas retornaram a ativa e entraram em quadra disputando com toda a vontade e determinação uma partida de Badminton.
Michel Astolfi, Rodrigo Soares, Thomas Araújo, Fabio Torquato, Fabian Cattaneo, Sheyan Lie, Murilo Paiola, Hao Min Huai, Sandra Cattaneo.
Grandes atletas do passado, que por um instante nos deram o ar da graça, e deixaram o torneio com um gostinho diferente dos tradicionais.
Em segundo, gostaria também de lembrar-los que este torneio, pode ser considerado um torneio de grandes surpresas na quadra. Digo isso pois basta ver os resultados do torneio para evidenciar que grandes favoritos a 1o lugar em quase todas as categorias, não atingiram o lugar mais alto do pódio.
Para começar, na simples masculina A-especial, o favorito ao primeiro lugar, Hugo Arthuso, não atingiu seu potencial durante todo o torneio e, após uma semifinal equilibradíssima com Aleksander Silva, acabou sendo derrotado por Thomas Moretti da Fonte na grande final. Depois de um excelente e inédito 2o lugar no Pan Junior realizado na Guatemala, Moretti provou que ainda continua em grande forma, e foi para cima de todos os seus adversários sem tomar conhecimento de nenhum. Um por um, Moretti deu um show em todos os jogos e não perdeu nenhum set o campeonato todo, sagrando-se campeão do Torneio, invicto em sets.
Na dupla masculina A-esp. Tivemos uma grande surpresa quando vimos uma das duplas favoritas ao torneio ser eliminada logo na primeira rodada. No caso, a dupla do Paulistano, formada por Felipe Prata e Hugo Arthuso, surpreendeu a todos e venceu por 2x1 (21x14, 17x21, 25x23) um jogo emocionante e com muitos rallys a dupla da Hípica e forte candidata a vencedora do torneio formada por Lucas Araújo e Alex Tjong.
Por fim, quem acabou levando a melhor no torneio, foi outra dupla favorita, formada pelos atletas da Hípica, Guilherme Kumasaka e Thomas Araújo.
Na simples Feminina A-especial também houveram surpresas, e pudemos assistir mais uma revelação do bad, deixando de ser potencial e provando sua capacidade já adquirida. Vimos Lohaynny Carolina, sub 13 vencer Yasmin Cury, a numero 2 do Brasil sub 19. Em um jogo dominado quase que em sua totalidade, Lohaynny mostrou que esta muito bem física e mentalmente. Infelismente Lohaynny não conseguiu vencer o torneio, e foi batida apenas na final para sua parceira de clube, e atual numero 3 do Brasil, Renata Faustino por 2x0 (21x17, 21x19)
Na dupla feminina também tivemos surpresas. Ao ver a dupla do Paulistano formada pelas atletas Paula Villela e Marina Eliezer perder para a dupla do Rio, formada por Lohaynny Carolina e Renata Faustino por 2x1 (21x13, 14x21, 15x21). No final, a dupla do Rio ainda levou a melhor na final em cima da dupla da Hípica formada por, Thamie Fontes e Roberta Angi, por 2x1 (16x21, 21x14, 21x18) e sagrou-se campeã da categoria A-esp pela primeira vez na história.
Na dupla Mista não houve grandes surpresas e a dupla numero 2 do Brasil, formada por Thomas Moretti e Yasmin Cury, venceram a final derrotando a dupla numero 1 formada por, Lucas Araújo e Roberta Angi. Por 2x0 (21x15, 25x23).
Gostaria também de lembrar-lhes mais 3 grandes acontecimentos no torneio.
O “bola cheia” do torneio, sem duvidas foi Victor Moretti, que ainda muito novo, mostrou que tem um enorme potencial e chegou até a final da categoria Simples Masculino A, derrotando na semi-final um ex-atleta da seleção brasileira adulta. Fabio Torquato, Victor Moretti parece estar seguindo os passos do irmão mais velho e teve todos os seus jogos muita dificuldade para ganhar de adversários de mesmo nível, mostrando muita garra e determinação, Morettinho (como Victor é conhecido no mundo do Badminton) mostrou-se capaz de superar adversidades e grande merecedor do 2o lugar no torneio. Morettinho só não suportou a pressão de seu adversário na final, quando enfrentou o também ex-atleta de Seleção Brasileira e favorito ao titulo, Thomas Araújo, perdendo o jogo por 2x0 (14x21, 13x21).
O “bola murcha” do torneio, também sem duvidas, foi Daniel Caprini da Hípica. Durante um jogo muito emocionante com Victor Moretti, valido pelas oitavas-de-final, quando o placar indicava 20x20 no terceiro set e os dois atletas pareciam exaustos da guerra que travavam, Daniel recebeu uma falta do juiz por pegar a peteca com as mãos, após o serviço de Morettinho, muito indignado, Daniel partiu para a rede e começou a travar uma guerra verbal em voz alta recebendo um cartão vermelho, o jogo foi encerrado com vitória de Victor Moretti, por 22x20 no terceiro set. Para quem não entendeu o que se passou, uma rápida explicação: Caprini reclamou que Victor estava servindo com muita pressa, e a regra é clara, se não estiver pronto para receber o serviço, não faça nenhum movimento, e como Caprini pegou a peteca com a mão o juiz interpretou ponto para Victor, deixando o placar 21x20, após isso, veio a reclamação na rede, e o cartão, fazendo com que Caprini perdesse o jogo.
E para todos que ficaram até o fim do primeiro dia, gostaria de deixar aqui, meu sentimento de admiração a uma atleta da A, Letícia Vilanni. Durante o jogo de Dupla Mista A, contra uma dupla do Club Athletico Paulistano, formada por, Rafael Nanni e Ana Luisa Santana, Letícia sofreu uma grave lesão no joelho, e pareceu ter rompido o ligamento cruzado do joelho. Mesmo sem poder andar, Letícia se levantou e continuou o jogo com seu parceiro Thiago Paiola, ganhando o primeiro set por 26x24, no segundo set, Letícia continuou jogando sem andar enquanto Thiago se desdobrava para cobrir a quadra toda por sua parceira. Enfim, Letícia não suportou a dor e teve que abandonar o jogo quando o placar mostrava 14x17, Ela pode não ter ganhado o jogo, mas ganhou a admiração de todos que estavam naquele ginásio no fim do dia com certeza.
Para finalizar a matéria vou deixar com vocês os resultados do torneio.
SMA-esp:
1º lugar – Thomas Moretti
2º lugar – Hugo Arthuso
3º Lugar – Aleksander Silva e Luis Cereda
SFA-esp:
1o lugar – Renata Faustino
2o lugar – Lohaynny Carolina
3o lugar – Yasmin Cury e Mariana Arimori
DMA-esp:
1o lugar – Guilherme Kumasaka e Thomas Araujo
2o lugar – Hugo Arthuso e Felipe Prata
3o lugar – Luis Cereda e Fernando Bosco / Aleksander Silva e Marcos Conceição
DFA-esp:
1o lugar – Lohaynny Carolina e Renata Faustino
2o lugar – Thamie Fontes e Roberta Angi
3o lugar – Paula Villela e Marina Eliezer
DXA-esp:
1o lugar – Thomas Moretti e Yasmin Cury
2o lugar – Lucas Araújo e Roberta Angi
3o lugar – Felipe Prata e Marina Eliezer / Fernando Bosco e Thalita Rocha
SMA:
1o lugar – Thomas Araujo
2o lugar – Victor Moretti
3o lugar – Fabio Torquato e Tiago Paiola
SFA:
1o lugar – Hao Min Huai
2o lugar – Ana Luisa Santana
3o lugar – Giovana Pedrol
DMA:
1o lugar – Leandro Santos e Fabio Torquato
2o lugar – Fabian Cattaneo e Sheyan Lie
3o lugar – Marcelo Tsushida e Vinicius Macoto / Vitor Moretti e Leonardo Alkimin
DFA:
1o lugar – Hao Min Huai e Sandra Cattaneo
2o lugar – Ana Luisa Santana e Carolina Mikui
3o lugar – Miriã Silva e Sabrina Galvão
DXA:
1o lugar – Luddi Housome e Hao Min Huai
2o lugar – Victor Moretti e Mariana Pedrol
3o lugar – Igor Coelho e Miriã Silva / Fabian Cattaneo e Sandra Cattaneo
SMB:
1o lugar – Sheyan Lie (PROMOVIDO PARA CAT. A)
2o lugar – Fernando Reis (PROMOVIDO PARA CAT. A)
3o lugar – Rafael Nanni e Arthur Lacerda
SFB: 1o lugar – Carolina Mikui (PROMOVIDA PARA CAT. A)
2o lugar – Camila Evangelista (PROMOVIDA PARA CAT. A)
3o lugar - Margareth Pedrol
DMB:
1o lugar – Pedro Celestino e Messias Carvalho
2o lugar – Rafael Pupo e Arthur Lacerda
3o lugar – Filipe Lima e Rodrigo Aguera / Fernando Reis e Roberto Freitas
DXB:
1o lugar – Eduardo Martinez e Margareth Pedrol
2o lugar – Hilton Fernando e Renata Hentzscheller
3o lugar – Rafael Saporiti e Carolina Mikui
OBS: NÃO HOUVE DFB NO TORNEIO
Por enquanto é só caro leitor, logo voltaremos com mais noticias.
Abraços a todos.
Texto criado por Filipe Toledo, com algumas edições minhas.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário